Tempo

Para as lavouras, a chuva desta terça-feira foi uma bênção

Diogo Brondani


Foto: Lucas Amorelli (Diário)/Para culturas como a soja, a precipitação contribuiu para o desenvolvimento da planta

A chuva registrada ontem sobre as diferentes áreas do município trouxe um alento para quem precisa dela para garantir as lavouras. Foi o caso do produtor Silvio Lorenzi, do distrito de Santa Flora. Segundo ele, a sua plantação de soja já sofreu muito com a falta de umidade.

- É uma chuva pouca, mas é boa. Está vindo um pouco tarde para o período em que a soja se encontra, mas ajuda já que, durante o verão, as pancadas não foram suficientes para manter a lavoura. A última chuva boa ocorreu em outubro - afirma o produtor, que já registra perdas entre 30% e 40% nos cerca de mil hectares cultivados.

Produção de brotos comestíveis é aposta de jovens empreendedores

Conforme o engenheiro florestal do escritório da Emater em Santa Maria, Marciano Loureiro, a precipitação é favorável para várias culturas.

- Uma chuva que atendeu bem as regiões de Arroio do Só, Pains, Arroio Grande, Passo do Capivara e Santa Flora, que eram as mais necessitadas. Sem dúvida, ela veio em boa hora. A quantidade de chuva atende as culturas de milho e soja, que estão em fase de floração e enchimento de grão - analisa Loureiro.

Ainda, segundo ele, para efeitos de armazenamento de água em açudes ou reservatórios, a quantidade é pouco representativa. Para o solo, traz uma umidade superficial.

Até as 18h30min desta terça, o site do Inmet havia registrado uma precipitação, em Santa Maria, de 51,6 milímetros.

Criador de peixe ganha licença para operar com abatedouro

Depois da chuva de ontem, o tempo deve ficar firme nos próximos dias. Conforme a meteorologista do Somar Meteorologia, Viviana Resende, as chuvas devem voltar somente semana que vem.

- A partir de hoje, deve haver predomínio de tempo seco. As instabilidades se afastam e ocorre a volta da massa de ar seco. Há previsão de novas instabilidades apenas para a semana que vem, no dia 27. No entanto, devem ser pancadas esparsas - explica.

Ainda conforme a Somar, os modelos meteorológicos indicam que as fortes chuvas devem voltar no mês de março. Os meses de janeiro e fevereiro são de chuvas irregulares. Em março, deve chover de forma mais significativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agroindústria de Santa Maria amplia produção de sorvetes Anterior

Agroindústria de Santa Maria amplia produção de sorvetes

Feira do Peixe Vivo de Santa Maria deve manter os preços de 2017 Próximo

Feira do Peixe Vivo de Santa Maria deve manter os preços de 2017

Agronegócio